quarta-feira, 31 de outubro de 2012

John Piper – O que é intrigante sobre João Calvino?


John Piper – O que é intrigante sobre João Calvino?





“Pois este [o evangelho] não é doutrina de língua, mas de vida”" 
(João Calvino, em: Institutas da Religião Cristã, Livro III, cáp. VI, 4).
Hoje, comemoramos 495 anos da Reforma Protestante. No ano passado, falamos sobre  Mulheres Incríveis da Reforma e Martinho Lutero, bem como postamos alguns vídeos de Franklin Ferreira sobre a Reforma e diversos papéis de parede com a ideia de que a Nova Reforma começa com mudanças em nossos próprios corações, tendo a cruz e a Palavra como fundamentos.
Este ano, queremos falar mais sobre João Calvino. Este grande reformador é mal visto por muitos que nunca sequer leram uma página do que ele escreveu. Sim, a pergunta é: você já leu algo de João Calvino antes de taxá-lo? Há tantos mitos sobre ele que é difícil listá-los todos, mas Franklin Ferreira fez um excelente trabalho na postagem “Desconstruindo Mitos sobre Calvino“.
Então, nosso convite é que você aja da mesma forma com a qual você deveria agir com relação a todos os homens falíveis que Deus usou ao longo da história cristã: ouça, examine tudo segundo as Escrituras e retenha o que é bom (At 17:11; 1 Ts 5:21); veja, avalie tudo segundo o exemplo de Cristo e imite aquilo que imita a Deus (1 Co 11:1. Ef  5:1).
No vídeo abaixo, John Piper aponta como a pregação expositiva de Calvino lhe chama a atenção. Aliás, Steven Lawson trata justamente sobre este assunto no livro “A Arte Expositiva de João Calvino” , o qual você pode baixar gratuitamente no site da Editora Fiel.


 
Por John Piper © 2012 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: John Piper – What’s intriguing about John Calvin?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Leia mais: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/10/john-piper-o-que-e-intrigante-sobre-joao-calvino/#ixzz2AtfKSWqL

Um comentário:

  1. Eu li muito mais que uma página dos escritos de calvino, e fico cada dia mais abismado de ver como uma pessoa pode ser tão competente na arte de separar a teoria da prática. Explico: Lendo as institutas, mais precisamente os livros 1 e 2, percebe-se o intelectual competente que era Calvino. dificilmente outro dissertaria com tanta clareza sobre a pessoa de Deus e sobre a doutrina da salvação. infelizmente chegou com toda clareza até a cabeça de calvino, mas não conseguiu passar-lhe pelo pescoço e lhe atingir o coração por que, exceto se toda a historia for uma grande farsa, e todos os historiadores um bando inconsequente de mentirosos, os atos de calvino demonstram que lhe faltava o amor que é a marca principal de um genuíno convertido.

    ResponderExcluir